O que é Fit In?

Vamos explicar como funciona o Fit in na fotografia.

A tradução da palavra fit in significa ajustar. Quando revelávamos os filmes a proporção da fotografia era de 3:2 e com a chegada da foto digital esta proporção foi mudada para 3:4 ou seja antes as fotos eram no tamanho 10x15cm (3:2), e agora são 11x15cm (3:4).

 

Isso causa muita dúvida na hora de revelar as fotos, pois essa diferença de 1cm gera um corte na fotografia e as vezes pode perder alguma parte importante da imagem. Para que este corte não ocorra foi criado o Fit In que ajusta a imagem dentro de outra com proporção diferente. Vamos ver as imagens a seguir.

Quando ajustamos uma imagem 11x15cm dentro de uma 10x15cm o resultado é uma margem lateral branca para compensar a diferença de 1cm.

Agora quando precisamos ajustar de 10x15cm para 11x15cm:

o resultado é uma margem branca na parte superior e inferior da imagem para compensar a diferença de 1cm.

Lembrando que se não for colocado o fit in a imagem será cortada em 0,5cm em cada uma das laterais ou ocorrerá o corte na parte superior e inferior dependendo da proporção da imagem.

Agora com a chegada dos celulares e redes sociais temos mais algumas proporções novas. Vamos mostrar dois exemplos de fit in: a imagem quadrada e a panorâmica.

Primeiro a imagem quadrada que é muito usada no Instagram e sua proporção é de 1:1

O resultado do fit in é uma margem branca bem maior.

E agora a panorâmica onde sua proporção é de 16:9

O resultado do fit in é uma margem branca um pouco maior.